A Bichectomia é uma cirurgia plástica para retirada das bolsas de gorduras presentes em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, mais conhecidas como “bolas de Bichat”.
A cirurgia da Bichectomia ganhou espaço na área da estética. Muitas famosas adotaram essa cirurgia para ter um rosto mais fino e marcado. O procedimento é mais simples que imaginam, podendo ser realizado por um cirurgião dentista com especialização na cirurgia.
Não importa se a pessoa está ou não acima do peso, essas bolsas de gorduras estão presentes no corpo, porém não têm função nenhuma.
O objetivo principal da Bichectomia é reduzir o volume abaixo das bochechas. Esse volume pode estar ligado ao hábito de morder as bochechas do lado de dentro, caso no qual a cirurgia é altamente indicada.
Mas o método também pode ter uma função apenas estética, para uma harmonização orofacial, com o propósito de deixar o rosto com uma aparência mais fina.
Conhecida também como lipoplastia facial, a Bichectomia é um procedimento cirúrgico que deixa o rosto mais magro e marcado, proporcionando mais harmonia e beleza à sua face.
Como funciona a cirurgia da Bichectomia?
Antes de tudo, é necessário que seja feita uma avaliação pelo profissional cirurgião que realizará a cirurgia, para que possa analisar se há indicações e as expectativas do paciente a respeito do tratamento.
Por se tratar de uma cirurgia, é importante que o paciente faça os exames pré-cirúrgicos, que podem incluir hemograma completo, coagulograma e glicemia para ver se o paciente realmente possui boas condições de saúde para realizar a cirurgia. Vale lembrar a importância em passar por uma avaliação de cardiologista, se caso o médico achar necessário, como nos casos de pacientes com hipertensão.
A cirurgia é realizada com anestesia local. É feita uma pequena incisão na bochecha do lado de dentro, como mostram as imagens a seguir.

O pós operatório é tranquilo, causando apenas inchaço nos primeiros dias. É recomendado que o paciente que realizou a cirurgia suspenda exercícios físicos por mais ou menos 2 semanas e que nos 2 primeiros dias após a cirurgia consuma alimentos líquidos ou pastosos e de preferência frios.