Com os avanços tecnológicos na área da odontologia, diversos procedimentos estéticos surgem proporcionando melhor eficácia em valorizar ou até mesmo transformar o sorriso de vários pacientes.

Um dos procedimentos de grande sucesso entre o público brasileiro são as Facetas de Porcelana ou Lentes de Contato Dentárias, responsáveis por reconstituir completamente a aparência do sorriso.

Desde manchas escuras até dentes assimétricos e espaçados, essas duas técnicas são excelentes soluções para a manutenção e alteração no formato dos dentes, a fim de proporcionar melhor harmonia.

Facetas x Lentes de Contato Dental

As Facetas de Porcelana são “camadas” com sete milímetros de espessura e são fixadas com uma resina de cimento especial para aprimorar a beleza do sorriso.

Em contrapartida, as Lentes de Contato “folhas” de cerâmica com aproximadamente dois milímetros de espessura, ideais para deixar o sorriso mais branco.

O maior diferencial entre essas duas peças, além da espessura, é sua instalação. As Facetas de Porcelana exigem certo desgaste e pré-manutenção nos dentes antes ou até mesmo é necessário um clareamento dental antes de cimentá-las. Já as Lentes de Contato são muito menos evasivas e de fácil fixação.

Qual é a melhor?

Estabelecer qual a melhor peça a ser utilizada é uma decisão que cabe ao dentista tomar após uma série de avaliações da arcada dentária.

As Lentes de Contato são extremamente fininhas e servem principalmente para corrigir comprimento, larguras e formas dos dentes, e as Facetas de Porcelana são recomendadas para pacientes que não estão satisfeitos com a coloração dos dentes e o procedimento de clareamento dental é ineficaz.

Para uma decisão certeira, é sempre necessário ouvir a indicação de seu dentista, especialista este que compreende melhor o funcionamento e adaptação das peças em seu sorriso.

Cuidados necessários

Apesar de serem peças e acabamentos diferenciados, os cuidados necessários entres esses dois procedimentos são muito parecidos.

Evitar roer unhas, alimentos muito rígidos e abrir qualquer tipo de embalagem com os dentes são fatores essenciais para uma maior durabilidade das Facetas de Porcelana e Lentes de Contato.

Aos pacientes que sofrem de Bruxismo, é necessário o uso de uma placa protetora além de outros medicamentos próprios para evitar o desgaste dos dentes.

E claro, a higiene bucal básica recomendada a todos os pacientes, com ou sem procedimentos de Lente de Contato ou Facetas de Porcelana: uso do fio dental e escovação correta três vezes ao dia e após toda refeição.

Para garantir um acabamento perfeito em seu novo sorriso, conte com profissionais qualificados e especializados na instalação de Facetas de Porcelana e Lentes de Contato, a habilidade do dentista faz toda a diferença no resultado final.

Aqui na Brene Odontologia você conta com profissionais qualificados para a realização de procedimentos estéticos. Ficou interessado? Entre em contato conosco e agende uma avaliação gratuita.