Quando realizamos consultas com o dentista, sempre é abordada a importância de uma boa higienização bucal para, principalmente, prevenir problemas que podem surgir em longo prazo, como cáries ou até mesmo a gengivite.

Uma escovação correta, com uso de fio dental e principalmente o acompanhamento esporádico do dentista pode te livrar de muitos problemas e também gastos!

Qual a importância da prevenção?

Muitas pessoas se importam apenas com a coloração e posicionamento dos dentes. Muito além da estética, os cuidados bucais devem ser realizados com muita atenção, pois a real saúde está no interior de cada dente, ou seja, em suas estruturas.

A fim de manter e estabilizar uma melhor saúde bucal possível listamos algumas das principais vantagens em cuidar cada vez mais da sua saúde bucal:

  1. Evita a proliferação de cáries.
  2. Evita doenças periodontais e gengivais.
  3. Permite um diagnóstico precoce, possibilitando uma cura mais rápida e eficaz.
  4. Mantém gengivas e dentes mais saudáveis.

O descuido com a saúde bucal pode provocar principalmente o mau hálito, mas, além disso, acarreta dores, graves problemas na gengiva e até mesmo prejudicar a vida social do indivíduo.

Nosso sorriso é parte fundamental da nossa confiança e sociabilidade, uma pessoa com dentes bonitos é mais autoconfiante e segura, podendo se destacar em meios sociais.

Como prevenir?

A boa e velha prevenção trata-se de nada mais que: higiene bucal completa com fio dental, escova de dente apropriada, enxaguante bucal e jamais se esquecer da escovação da língua.

Realizada três vezes ao dia e após refeições, a última escovação, antes de dormir, é a mais importante pois a temperatura da boca aumenta e a produção de saliva diminui, sendo o ideal para proliferação de bactérias.

Para garantir um cuidado ainda melhor, a alimentação também pode ser um excelente aliado. Uma dieta equilibrada, com poucos alimentos ácidos, refrigerantes e alimentos com muito açúcar é o essencial para uma prevenção efetiva.

Além disso, visitas regulares ao seu dentista para a realização de um check-up é fundamental para o acompanhamento da sua saúde bucal e até mesmo para um diagnóstico rápido e com uma recuperação mais eficaz, independente do problema.

Para saber mais sobre saúde bucal continue acompanhando nosso blog e redes sociais ou agende uma avaliação.